English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Cães e Gatos: eutanásia

Até quando vamos continuar fechando os olhos pra esse tipo de atitude?
Há milhares de pessoas que amam os animais. A cada ano no Brasil são criadas novas ONGs e associações para protegê-los, criá-los e, no caso de cães e gatos, tirá-los das ruas. Mas os desafios são muitos. Como dar conta de todas essas vidas? O que fazer em casos de doenças graves? Qual o limite de respeito pela vida em sofrimento? Como cuidar dos bichanos em condições precárias, com alta demanda e poucos recursos?
Esta reportagem trata de um assunto delicado e controverso: a eutanásia para cães e gatos. Um problema que é também de utilidade pública, na medida em que a prática da eutanásia existe não apenas em função de doenças, mas também pelo excesso de cães e gatos sem lar. No passado, matavam-se os cães das formas mais cruéis - da câmara de gás ao eletrochoque. O procedimento hoje é padronizado no Estado de São Paulo, para não causar sofrimento ao animal. Antes de tudo, o cachorro é sedado. Depois, recebe uma overdose de anestesia injetável, o que provoca uma parada cardíaca e respiratória.
Canis abarrotados: um sério problema
O Centro de Controle de Zoonoses de Itu recolhe e/ou recebe cerca de 100 animais por mês. A afirmação é do veterinário Sergio Castanheira, que tem dedicado a sua profissão para cuidar de animais carentes. Durante mais de três anos como coordenador no CCZ de Itu, Sérgio desenvolveu vários programas, como o controle de natalidade através de cirurgia de castração, programa de atendimento para donos de baixa renda, Posse Responsável e o programa de Cão de Comunidade. Castanheira afastou-se recentemente para candidatar-se a vereador, pois acredita que pelo caminho político é mais fácil alcançar o propósito de ajudar e proteger os animais.
“Em cada Zoonoses, a decisão de encaminhamento depende do responsável pelo departamento. Hoje existe a Lei Estadual sancionada pelo José Serra, que proíbe todo CCZ de sacrificar animais sadios. Mas isso eu já adotava desde que assumi o CCZ, independente da lei”, conta Sérgio. “As fotos que eu enviei são de animais que em outro CCZ seriam sacrificados. Mas nós operamos para dar-lhes chance de vida e eles sobreviveram!”, declara.
Em Itu estado de SP, dos 100 novos animais que chegam ao CCZ a cada mês, cerca de 60 são doados com muito esforço. “Mas quando não são doados eles vão ficando, causando superpopulação. Isso é muito ruim, pois podem adoecer, ficar estressados, etc. É muito importante a população ajudar, levando sua cadela ou gata para castrar e tendo a posse responsável”, alerta Castanheira.
Há também em Itu uma Associação de Socorro e Proteção aos Animais, criada por puro idealismo e amor aos animais. A fundadora, Thereza Gollitsch Daunt, cuida atualmente de 190 cães, que são recolhidos nas ruas e levados para cuidados especiais em sua chácara.
No Paraná há cães sendo sacrificados em massa em canis, e pasmem... usam veneno de rato pra colocar fim no "problema". Em Londrina, estima-se que há mais de 40 mil cães e gatos abandonados nas ruas. Na cidade, a prefeitura não tem uma política específica pro assunto. O Centro de Zoonoses era uma das promessas de campanha do prefeito. “Ainda não há verbas disponíveis para a construção, mas realizaremos um trabalho para cuidar da população de cães e gatos, que estão soltos pelas ruas da cidade”, comentou o prefeito, na ocasião.
É a ONG SOS Vida Animal que realiza há 20 anos um trabalho junto aos animais abandonados. “O trabalho principal é educar e conscientizar sobre a posse responsável e a castração, mas por não existir uma polícia específica, acabamos fazendo o que um Centro de Zoonoses deveria fazer”, disse a presidente da SOS Vida Animal, Marianna Nogueira. De acordo com ela, a castração dos animais, o recolhimento de animais atropelados e o atendimento a denúncias de maus tratos são algumas das ações acumuladas pela organização. Ela disse ainda que a SOS Vida Animal discute há cerca de quatro anos com a Prefeitura uma forma de realizar a castração nos animais. “Podemos fazer uma parceria, mas precisamos que haja dinheiro da Prefeitura”, disse.
Até quando iremos fechar os olhos pra esse problema? Quem são os verdadeiros animais nessa história toda? Somos o animal mais obominável que existe: destruimos nossa vegetação, poluimos nosso meio ambiente, matamos, roubamos e ABANDONAMOS! Quando não nos tem mais utilidade jogamos na rua, como lixo, aliás... nem lixo se pode jogar na rua! Qual o nome que se dá a isso? Falta de compaixão? Desamor? Desinteresse? Eu chamo isso de "FALTA DE VERGONHA NA CARA".
Se você tem interesse em adotar um animalzinho, entre em contato com a ONG, com certeza seu novo amiguinho estará esperando por você e te dará todo o amor e carinho sem pedir nada em troca. Quem não ama e não respeita os animais não merece ser chamado de "humano".
Serviço: mais informações sobre a ONG podem ser obtidas pelo site www.sosvidaanimal.org.br Conta para doações: Agência 4019, Conta Corrente 07820-5 – Banco Itaú Para denúncias de maus-tratos é possível ligar para a Vigilância Sanitária em Londrina: 3376-1902 ou 3376-1901. (divulgação sem fins lucrativos)

Um comentário:

  1. NO PARANA ESTAO SACRIFICANDO CAES, RATOS, TOMARA QUE VOCES MORRAM MUITO PIOR QUE ELES, SEUS RATOS DOS CANIS DO PARANA

    ResponderExcluir