English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

terça-feira, 6 de abril de 2010

FIDELIDADE

Fidelidade (do latim fidelitas pelo latim vulgar fidelitate) é o atributo ou a qualidade de quem ou do que é fiel (do latim fidelis), para significar quem ou o que conserva, mantém ou preserva suas características originais, ou quem ou o que mantém-se fiel à referência. Fidelidade implica confiança e vice-versa, e essa relação de implicação mútua aplica-se quer entre dois indivíduos, quer entre determinado sujeito e o objeto sob sua consideração, que, a seu turno, também pode ser abstrato ou concreto. Essa co-significação originária mostra-se plena quando se trata de dois sujeitos, ambos com capacidade ativa, pois, nesse caso se pode invocar o correlato confiança (do latim cum, "com" e fides, "fé").
O Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa define fidelidade como: fidelidade [Do lat. fidelitate.] Substantivo feminino.
1. Qualidade de fiel; lealdade. 2. Constância, firmeza, nas afeições, nos sentimentos; perseverança. 3. Observância rigorosa da verdade; exatidão.

A fidelidade é o íntimo compromisso que assumimos de cultivar, proteger e enriquecer a relação com outra pessoa, por respeito à sua dignidade e integridade, garantindo uma relação estável em um ambiente seguro e confiável, constituindo assim, uma base para o relacionamento. Essa base se chama CONFIANÇA. Sem ela é impossível levar um relacionamento adiante.

Antes de nos relacionarmos com alguém; devemos conhecer e descobrir realmente o que buscamos e o que estamos dispostos a dar em uma relação. Podemos afirmar que o egoísmo é o maior perigo para qualquer relação. Ainda que nem sempre apareça "à primeira vista", podemos observar que algumas pessoas deixam-se levar por tudo que é novidade: carros, aparatos...; com o conseqüente cumprimento de seus caprichos. Essas pessoas estão em constante perigo em faltar com a fidelidade a qualquer momento, porque sua vida está orientada à novidade, à mudança e à busca de novas experiências e satisfações. Ser fiel custa trabalho. É dar-se inteiramente para a outra pessoa. A fidelidade não é exclusiva do matrimônio, é indispensável no noivado e no namoro, porque não há outra forma de aprender a cultivar uma relação e fazer com que ela prospere. Devemos ser cautelosos em nossos afetos e tratar com delicadeza e respeito as pessoas do sexo oposto, principalmente se já temos outra relação ou compromisso com alguma pessoa em particular.

ESTAR EM COMUNICAÇÃO CONSTANTE COM UMA PESSOA DE OUTRO SEXO, SENDO QUE ESTAMOS EM UM NOVO RELACIONAMENTO TAMBÉM É INFIDELIDADE E ACIMA DE TUDO DESLEALDADE COM AQUELA PESSOA QUE CONFIA EM NÓS.

A fidelidade não é somente a emoção e o gosto de estar com uma pessoa, é a luta por deixarmos de pensar unicamente em nosso benefício; viver a fidelidade se traduz na alegria de compartilhar com alguém a própria vida, procurando a felicidade e a melhora pessoal de nosso companheiro, gerando estabilidade e confiança perduráveis, tendo como resultado o amor verdadeiro.

Cristi, Bruno Valadão(Adaptado)

3 comentários:

  1. Tema muito bem abordado. É bem verdade! As pessoas pensam que ser fiel é não ir pra cama com outras pessoas e não é bem assim. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. TAMBÉM CONHEÇO MUITA GENTE ASSIM. SEM RESPEITO E CONSIDERAÇÃO PELAS PESSOAS. MUITO BEM COLOCADO O ASSUNTO.

    ResponderExcluir